quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Novos tempos para o artesanato

Faz um tempo já que venho observando como os rumos do artesanato estão mudando. Aqui na loja, conversando com as clientes, percebo que muitas delas, mas muitas mesmo, praticam o artesanato. Por hobby ou por profissão, por renda-extra ou por vários outros motivos. Vejo nelas o entusiasmo, a curiosidade nos produtos da loja, a sede por novidade.
Os motivos são muitos e se repetem. O fácil acesso aos materiais, as aulinhas no youtube, as feiras, programas de tv e a necessidade de desacelerar...



Essa semana li uma reportagem na revista Cláudia, "Revolução das agulhas" falando sobre as mulheres contemporâneas e seus artesanatos. Falando sobre reuniões em que  mulheres se encontram  para tricotar ou para bordar. "...Além de dividir dicas, as integrantes se reúnem para, juntas, praticar o tricô o crochê e o bordado. A iniciativa já deu origem a um blog e hoje também promove oficinas com especialistas."
 Coisa que nós aqui em São Bento estamos fazendo, instintivamente, e sem querer estamos fazendo o mesmo que várias outras mulheres no nosso país e fora dele. Curioso não?!
As nossas reuniões começaram de um vídeo que mostrei para uma amiga, esse vídeo aqui:
http://vimeo.com/28438779

Depois começamos a nos encontrar, para fazer o que estamos com vontade de fazer, coisas pra nós ou aprender novas técnicas. Como as reuniões são ás quintas-feiras, a reunião ficou chamando "Nossa Quinta".  A única regra é deixar os problemas de lado. É incrível como tudo muda. É incrível as mudanças que o artesanato faz em nós. Como disse uma das companheiras: "Agente acha que está trabalhando naquela coisa, mas é a coisa que tá trabalhando a gente!". E isso todo mundo que faz artesanato sente.
Agora, acho que estamos numa nova época, com internet, Pinterest, e inúmeras inspirações do mundo todo, e não tem graça fazer aquele mesmo biquinho de pano de prato, aquele mesmo aplique de bonequinha. O que percebi em comum a esses novos grupos de mulheres se reunindo é a inovação das técnicas. Não basta exercitar as mãos, temos que exercitar a criatividade!! A reportagem mostra a maquiadora Vanessa Rozan, que participa do grupo Clube do Útero, que fez botinhas de cowboy de crochê para sua filha bebê. Imagina que fofo!


Esse é um dos desafios que imponho a mim, de uma forma tão delicada e paciente como o aprendizado do bordado, que estou curtindo pra caramba!
Espero que muitos grupos assim se formem, e que essa coisa de produção industrial seja cada vez menos consumida e que produtos assim, feitos com o carinho e o cuidado das mãos humanas se espalhem pelo mundo!!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...