domingo, 17 de junho de 2012

Entrevista do mês:os aromas de Márcia Moraes

Começo hoje aqui no blog um projeto antigo, que a muito quero colocar em prática, que são as "entrevistas do mês". A partir dela, vocês podem entrar na intimidade criativa de cada artesão ou artista aqui da loja, conhecer as inspirações e processos criativos de cada um.
Acho super importante esse elo entre o produto artesanal e a pessoa que vai adquiri-lo. Saber como ele foi pensado, produzido, pois o produto artesanal é especial justamente por ter tudo isso embutido.

Começamos então com a aromaterapeuta e perfumista Márcia Moraes, que tem dois projetos muito diferentes; o Campo de Ervas, onde ela e seu marido Alexandre trabalham exclusivamente com óleos essenciais plantados na propriedade deles e extraídos ali mesmo. A linha tem desde um escalda pés maravilhoso até cremes e agora os "Perfumes para a Alma", feitos com água pura da montanha e banhados pelos raios lunares.
Seu outro projeto é O Perfumador, de perfumaria para ambientes. Linha toda inspirada na França do século XVI, que vocês já devem ter visto por aqui e também saiu na nossa reportagem da revista Make. Essa linha é trabalhada fragrâncias ao invés dos óleos essenciais, manipulação que ela aprendeu lá na fonte, país dos perfumes, a França.
Eu, particularmente, conheci muitos artesão que tinham talento com muitos materiais e manualidades, mas foi a primeira vez que me deparei com o dom de misturar aromas. O dom do olfato apurado, da criatividade do cheiro. Vocês já pensaram nisso?

Curiosos para saber um pouco mais sobre essa artista do olfato? Então veja ai a entrevista:




Como descreveria seu trabalho?
 Uma união perfeita de amor pelo que faço, intenção, criatividade e intuição. Todo meu trabalho é intuição e desejo, que resultam em produtos feitos com ingredientes naturais e feitos com a intenção de trazer bem estar.

Porque escolheu este nome para o seu projeto? 

O Campo de Ervas, nasceu do fim de um ciclo de 11 anos como Baú das Ervas, que foi um momento de criação e introspecção, para um momento do novo, onde o mundo se abriu para um "campo" de possibilidades, originando o Campo de Ervas, que além de resgatar o uso das ervas aromáticas através dos óleos essenciais une esse resgate ao cultivo orgânico das ervas a sua destilação.

O Perfumador, nasceu de uma viagem à França, inspirada por uma longa estadia em Grasse, berço da perfumaria, onde surgiu a ideia de trazer um alquimista francês de origem marroquina, direto do século XVI para os dias de hoje, através de um portal no tempo, aberto pelo desejo das pessoas de aguçar os sentidos: paladar, olfato, tato, visão e audição. Daí surge a primeira linha de produtos, que foi inspirada nos 7 Pecados Capitais.




O que te motiva?
Aguçar os sentidos e a emoção das pessoas através dos aromas.
De onde vem a sua inspiração?
Minha inspiração está intimamente ligada à minha crença nos elementais da natureza, nos ciclos da lua, na energia das plantas e nos cheiros...cheiro de mato,cheiro de flor, cheiro de tudo...e poder misturar aos cheiros, uma pitada de intuição e transformar em produtos que possam ser traduzidos em bem estar. Aguçar os sentidos e melhorar o astral das pessoas que vão usá-los.


De todo o processo de produção das tuas peças, qual mais te agrada?
 Eu divido meu trabalho em três etapas básicas, a intuição, quando surge uma ideia do nada de criar algum produto com determinado aroma, inspirado em algo que vi, situação que vivi ou simplesmente surge a ideia, que vai ganhando forma, dai vem a segunda etapa, a criação ( onde eu me realizo) e por fim a produção, onde já se sabe o que precisa e é só seguir receita, também gosto de fazer, mas já não é mais novidade...
Ah! E quando as pessoas reconhecem o que se quis passar, hum...não tem preço!
Que concelho daria para quem ainda está a procura do seu próprio estilo nos trabalhos?
 Primeiro passo, não copiar, mas se inspirar...olhar ao redor tudo aquilo que chama a sua atenção..
Escolher fazer o novo, sair do "lugar comum" e fazer o que realmente te faz vibrar.
Acredito que quando fazemos aquilo que vem da nossa própria vibração, é único, porque nasceu da somatória de tudo que compõe o "ser você mesmo", é a sua expressão através daquilo que faz, traduz você, seu estilo.

Quem você admira no seu meio?
 Independente da amizade, admiro muito a Claudia Mattos, da Nakawe Tecidos, porque acompanho a trajetória dela desde que começou, a história de vida dela, o estilo de pintura e produtos que faz, está  inteiramente costurado aos caminhos que percorreu até chegar onde está e conquistar o seu lugar. E você Mariana, que tem uma criatividade e vitalidade que também estão traduzidas no seu Mimo Patchwork, que tem um colorido incrível e estampas que expressam sua alegria de viver. Mas de uma forma geral eu admiro todas as pessoas que se dedicam a um trabalho artesanal, porque no momento em que estão realizando seu trabalho dedicam toda sua energia e amor aquilo. Isso é admirável !
Você tem paixão por alguma técnica, gostaria de aprender uma nova manualidade? Qual?
 Minha paixão é realmente o que faço, mas tenho curiosidade de aprender a costurar à maquina, acho muito legal!
Considero uma atividade que trás muita independência.
Quais são os teus sonhos para o futuro?
 Quero muito que minhas marcas, o Campo de Ervas e O Perfumador, cresçam de forma a serem reconhecidos mas não a ponto de perderem sua "essência". Pretendo criar um centro de atividades aromáticas e de estímulos aos sentidos, que  seja referência na Mantiqueira.





Essas duas últimas fotos são da propriedade deles, a vista de lá e a plantação de camomila. Lá ela também dá cursos de aromaterapia, onde a pessoa colhe as plantas, acompanha o processo de destilação e extração dos óleos e de quebra faz um produto com o óleo. 
Ela ainda faz o trabalho de identidade olfativa, produzindo um aroma personalizado para seu negócio, como fez o difusor de ambientes aqui da loja, que foi uma delícia ficar a tarde toda experimentando cheirinhos e agora faz o maior sucesso.
Os contatos:
 Campo de Ervas: www.campodeervas.com.br
O Perfumador: www.operfumador.com.br 
(12) 8146-1219

Bom, espero que tenham gostado de conhecer mais de perto essa artista.
Até o próximo post!! Boa semana pra todos!


2 comentários:

  1. Adorei a matéria, muito legal dar valor aos artesãos que estão junto contigo...
    Sucesso!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei esta ideia das entrevistas...
    Parabéns a todas que tem a benção da arte nas mãos,
    Prosperidade e Sucesso sempre!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...